[Download] "Sobre Kant" by GĂ©rard Lebrun " Book PDF Kindle ePub Free

eBook details
- Title: Sobre Kant
- Author : GĂ©rard Lebrun
- Release Date : January 01, 1993
- Genre: Philosophy,Books,Nonfiction,
- Pages : * pages
- Size : 2462 KB
Description
Era uma vez, em Königsberg, um professor de metafĂsica que falava a seus alunos da Alma, do Mundo e de Deus. Leu um dia um cĂ©tico escocĂȘs, David Hume, "o mais engenhoso de todos os cĂ©ticos" â e essa leitura levou a, como hoje se diz, a colocar-se em questĂŁo a questionar-se e interrogar a si prĂłprio. Perguntou-se se era mesmo uma ciĂȘncia o que ensinava. Perguntou-se (...)
GĂ©rard Lebrun, In Hume e a astĂșcia de Kant
Nada â ou muito pouco â Ă© preciso dizer para apresentar este livro, reuniĂŁo dos escritos dispersos de GĂ©rard Lebrun sobre a filosofia crĂtica de Immanuel Kant, tornando-os agora acessĂveis Ă maioria do pĂșblico, que nĂŁo tem o hĂĄbito de consultar revistas especializadas. A relação com David Hume, o genial britĂąnico ao qual uma frase famosa atribui o condĂŁo "de despertar do sono dogmĂĄtico"; a descoberta da ilusĂŁo intrĂnseca, embutida na prĂłpria razĂŁo; a Dissertação de 1770, primeira colaboração da distinção sensĂvel-inteligĂvel; a enigmĂĄtica "coisa em si"; a originalidade da "terceira crĂtica", a CrĂtica do JuĂzo, que leva mais longe a reflexĂŁo transcendental, atĂ© chegar Ă reflexĂŁo sobre a reflexĂŁo... Com estocadas precisas, atacando cada um desses pontos, os textos que compĂ”em o presente conjunto desenham um perfil renovado daquele que Nietzsche apelidou "o grande chinĂȘs de Königsberg" â o Regismontanense, como dizem alguns pedantes, reconhecendo sua importĂąncia universal, comparĂĄvel Ă do Estagirita. Clara, rigorosa, malĂ©vola e bem humorada, a fina escrita de GĂ©rard Lebrun vai pondo em evidĂȘncia nas pĂĄginas ĂĄridas e aparentemente enfadonhas desse clĂĄssico, o que hĂĄ de intriga, drama e paixĂŁo.
Sem hermetismo. Para todos os leitores. Eu queria que este volume, pelo qual me declaro inteiramente responsĂĄvel, desde a idealização atĂ© a escolha e a seqĂŒĂȘncia dos ensaios, se chamasse Era uma vez em Königsberg... â primeira frase do primeiro ensaio; foi Lebrun que, com sua habitual modĂ©stia e sobriedade, recusou esse tĂtulo ingenuamente sensacionalista. De resto, aceitou cavalheirescamente todas as minhas sugestĂ”es, inclusive a publicação de dois textos esquecidos, anteriores, atĂ©, Ă elaboração de sua tese sobre Kant e o fim da metafĂsica â e que lhe despertaram emoçÔes proustianas quando os apresentei para que os relesse. Prontificou-se, tambĂ©m, a escrever um prefĂĄcio â de que fomos privados por problemas de saĂșde. Entenda o leitor esta publicação tambĂ©m como uma homenagem e um testemunho da falta que nos faz esse brilhante pensador e gentil amigo.
Rubens Rodrigues Torres Filho